Como disse ontem, queria dividir com vocês o problema que enfrento desde a 22 semana de gestação: a placenta prévia...
Na verdade quando o ultrassom detecta não podemos chamar de placenta prévia, pois até a semana 28 ela pode subir. A minha quando foi descoberta cobria todo o colo do útero. O médico me proibiu de trabalhar e fazer exercícios, também não podia ficar sassaricando por aí e nem pegando peso. Confesso que no começo minha cabeça pirou um pouco: tive medo de algo acontecer com a minha bebe e também de não poder curtir a gravidez como eu gostaria
Respeitei o repouso, saia pouco de casa, mas num deixei de ter vida... Planejei e arrumei o quarto da minha pequena. Aos finais de semana, com o maridão em casa, saímos pra comprar as coisas. Sempre de carro e andando pouco. Também consegui ir aos aniversários de amigos e parentes e sair pra almoçar/jantar. Tudo sem fazer esforços.
Com 29 semanas de gestação minha placenta havia subido 4,4 cm e ficou diagnosticada como placenta prévia lateral. A menos pior nos casos de placenta prévia... mesmo assim o repouso deve ser mantido. Relaxei um pouco mais, o médico me deu uma injeção pra fortalecer o pulmão da bebe (uma das implicações da placenta prévia é a possibilidade de parto prematuro) e eu continuei com o repouso da forma como expliquei acima.
Uma coisa preocupante da placenta prévia é que ela pode aderir ao seu útero e acabar provocando acretismo placentário. O que isso significa trocando em miúdos ?? que se isso acontece vc precisa retirar o útero. Já aviso que o acretismo placentário é muito raro, mas meu médico pediu uma ressonancia magnética e deu negativo pra acretismo.
Outro detalhe importante: quem tem placenta prévia não pode ter parto normal. Isso me frustou um pouco no começo, mas agora já relaxei. Não irei fazer cesárea por medo, mas por necessidade. Acredito que o parto normal é sempre a melhor opção para a mamãe e para o bebê, mas no meu caso a cesariana é a única forma de garantir a minha saúde e a da minha filha, então que venha a cesariana !!!
Hoje, com 34 semanas e 2 dias de gestação me sinto super bem.. Até agora não tive nenhum sangramento (o que pode acontecer em quem tem placenta prévia) e tenho muita fé que minha filhotinha não nascerá prematura.
Separei o link do baby center pra que você possa ter informações mais técnicas sobre o problema. Se você passou ou está passando por uma gestação com placenta que tal dividir comigo essa experiência ??
http://brasil.babycenter.com/pregnancy/complicacoes/placenta-previa/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ola! Estou em minha 1 gravidez, 29 anos e fui diagnosticada com placenta previa total as 20 semanas. A partir da 22 tenho sentido dores na barriga...esta semana tive o 1 sangramento ( nao muito) mas passei 24 horas no hospital. Estou na26/27 semana. Me deram injecao de dexametasona ( fiquei preocupada com os efeitos dessa injecao..) O sangramento parou e estou em repouso, mas sinto incomodo, dores...morro de medo de ter minha bebe prematura...nao foi nada facil chegar ate aqui...tive previamente 2 abortos espontaneos do 1 para segundo mes..muita luta e muita fe em Deus. Alguem sabe algo sobre essa injeccao? teve um bebe normal apos toma-la? Obrigada Lane
ResponderExcluirOlá, estou conpletando 12 semanas , e no meu endovaginal o médico disse que minha placenta está baixá, mais nada muito preocupante ,pois ela pode subir ,e a única coisa que estou fazendo além do que eu já fazia era tomando mais água , eu até baixei um aplicativo para me lembrar de tomar água,comendo bem mais frutas e verduras , evitando de me esforçar o máximo, e confiando em Deus porque ele é o médicos dos médicos ...
ResponderExcluir